Artigos Jurídicos
O XXXVIII Congresso Brasileiro de Direito
Administrativo abre à
participação de graduandos(as), pós-graduandos(as), professores(as) e demais profissionais para
o Concurso de Artigos Jurídicos. Trata-se de uma forma de premiação de trabalhos de elevada
relevância e qualidade intelectual que serão analisados por uma comissão especialmente designada
para esta tarefa.
O Concurso de Artigos Jurídicos é realizado de acordo com um regimento próprio, que estabelece
regras formais e materiais garantidoras da qualidade dos trabalhos e busca assegurar a
imparcialidade no julgamento dos textos que concorrerão. O Concurso de Artigos Jurídicos é
realizado de acordo com um regimento próprio, que estabelece regras formais e materiais
garantidoras da qualidade dos trabalhos e busca assegurar a imparcialidade no julgamento dos
textos que concorrerão.
Uma vez que já finalizado o prazo de submissão de trabalhos para obtenção de descontos
referentes ao 1º Lote, as submissões correspondentes aos prazos dos lotes seguintes serão
regidas por este Regulamento.
1. Os artigos deverão ser enviados em arquivo Word, através do
sistema eletrônico oficial do Congresso, até a data de 12 de setembro de 2024,
de acordo com as orientações deste Regulamento.
2. O arquivo do artigo deverá ser submetido sem identificação, nem no corpo ou
no nome do arquivo. Se houver qualquer identificação, o artigo será imediatamente
desclassificado.
3. Eventuais correções solicitadas pela comissão deverão ser realizadas e
submetidas no sistema oficial do Evento em no máximo 48 horas após o recebimento da mensagem
indicativa da necessidade de correção. Em caso de ausência de reenvio no prazo, o artigo não
será aprovado.
4. O resultado final sobre a aceitação ou não do artigo será enviado ao(a)
autor(a) pelo sistema eletrônico. Não serão selecionados artigos que descumpram as regras
formais estabelecidas por este Edital. Não serão enviados e-mails ou mensagens fora da
plataforma eletrônica oficial de submissão dos trabalhos.
Parágrafo único. É vedada a divulgação do aceite do artigo pelos(as)
autores(as), sobretudo nas redes sociais, sob pena de desclassificação.
5. O(a) autor(a) deve efetuar o pagamento da inscrição no
Congresso antes da submissão do seu artigo para integrar o
concurso.
6. O artigo deverá ser escrito em documento Word, na língua
portuguesa, conforme o ANEXO ÚNICO - MODELO DO ARTIGO, podendo ter no máximo um(a)
autor(a) (não é permitida a coautoria), de acordo com as regras a seguir
indicadas:
a) Título em português em caixa alta (letra maiúscula), centralizado e em
negrito;
b) O resumo deve observar a seguinte formatação: fonte Times New Roman 12;
espaçamento entre linhas de 1,0 (único/simples); sem parágrafo, sem citações e sem referências;
com mínimo de 200 (duzentas) e máximo de 300 (trezentas) palavras; 5 (cinco) palavras-chave em
português. O resumo deve referir-se ao objetivo do trabalho, ao procedimento metodológico
utilizado, aos resultados e conclusões;
c) O trabalho deve ter entre 10 (dez) laudas e 20 (vinte) laudas de folha A4,
compreendendo a introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. O corpo do
trabalho deve ser apresentado na seguinte formatação: fonte Times New Roman 12; espaçamento
entre linhas de 1,5 (normal); margens de 2cm (dois centímetros) em todos os lados;
d) Citações diretas devem seguir o seguinte padrão de registro: transcrição com até
cinco linhas deve constar do corpo do texto, com letra e espaçamento normais, e estar entre
aspas. Fica vedada a utilização de citações longas (citações que ultrapassem
cinco linhas);
e) As notas deverão ser feitas em rodapé (Times New Roman 10, com espaçamento
simples) tanto para as referenciais quanto para as explicativas. Não é permitida a
utilização do sistema autor-data, o que implicará na desclassificação do trabalho.
As páginas deverão ser numeradas no canto superior direito;
f) Nos casos omissos, seguir as demais normas da ABNT.
7. Deverá ser indicado no sistema o nome do(a)
autor(a), bem como a qualificação institucional, titulação, nome da instituição a qual está ou
esteve vinculado(a), com no máximo 3 (três) itens, por extenso, e e-mail;
8. Serão aceitos artigos de autores(as) oriundos(as) de qualquer curso
superior, desde que o tema abordado esteja inserido em uma das temáticas abrangidas pelo
Congresso.
9. Serão reprovados ou desclassificados textos que não estiverem de acordo com
os critérios de admissão.
10. Cada interessado(a) poderá participar sendo autor(a) de apenas 01
(um) artigo a ser apresentado (o que não impede de apresentar também o comunicado
científico).
11. É importante notar que as regras para os comunicados científicos são
distintas das regras do resumo que deve constar dentro do artigo. Ressalta-se que as submissões
do artigo e do comunicado científico são feitas em apartado – de forma autônoma. Não
haverá apresentação oral de artigos, apenas avaliação do texto escrito pela
comissão julgadora.
12. O artigo vencedor será o que obtiver a maior média das avaliações
individuais da comissão julgadora, não podendo haver empate. Em caso de haver
um número grande de submissões poderá haver uma análise prévia pela comissão organizadora a fim
de serem selecionados para a aprovação apenas os melhores trabalhos para posterior análise da
comissão julgadora.
13. A primeira, segunda e terceira maiores notas médias de avaliação dos
trabalhos receberão o certificado da classificação no Concurso de Artigos Jurídicos.
Parágrafo único: Não haverá divulgação das notas nem da classificação final dos
trabalhos.
14. Os três melhores artigos do concurso, a critério da banca de avaliação e da
comissão científica organizadora do evento, poderão ser selecionados para publicação no Livro
dos Professores do Congresso (com ISBN) – razão pela qual a submissão do artigo já implica
prévia autorização dos(as) autores(as) para a sua publicação pelo IBDA.
15. Aos(Às) professores(as) palestrantes, presidentes de mesa e integrantes das
comissões de artigos e comunicados é vedada a inscrição no presente concurso de artigos
jurídicos.
16. A programação do evento, os valores de inscrição (assim como respetivos
lotes e descontos), bem como a forma de pagamento, devem ser verificados no site do Instituto
Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA).